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Arquitetos: DP6 Architectuurstudio; DP6
- Área: 7 m²
- Ano: 2012
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Fotografias:Marcel van der Burg, Christian Richters
Descrição enviada pela equipe de projeto. A faculdade de Transporte Marítimo (STC) é um instituto de formação profissional que oferece cursos de nível mais baixos e intermediários que servem toda a cadeia de embarque, portos, transportes e logística, navios cargueiros de petróleo e indústrias químicas. O edifício contribui para a requalificação do bairro Waalhaven de Roterdão como um local para escritórios comerciais e centros educacionais.
O projeto mostra uma aparência impressionante e única, com um caráter arrojado que combina com a atmosfera de bordo e os ambientes do cais. A frente do edifício foi aberta para atuar como uma vitrine do que o STC tem para oferecer, enquanto que, ao mesmo tempo, fornece a necessária transparência para permitir que os alunos mantenham uma ligação com a ação no mundo real do porto de Roterdão. Graças aos seus muitos laços fortes com todos os segmentos da indústria no mundo do embarque, transporte, portos e produção, a STC é capaz de rejuvenescer constantemente seu currículo, principalmente quando cursos de campo são a preocupação. A fim de capacitar os alunos a adquirir experiência prática, a STC opera simuladores.
O edifício foi especialmente adaptado para acomodar estas instalações, resultando em um layout transparente, claro e aberto. O edifício compreende um sistema de salas empilhadas. No piso térreo, o núcleo do edifício respira a atividade das docas com uma sala de oficina com contêineres, um de veículos pesados e um guindaste. A rota continua a um salão de pé-direito duplo, contendo um restaurante voltado para o sul. Acima dele está um corredor com salas de estudo e um centro multi-mídia com paredes abertas construídas de cordas grossas de transporte marítimo. Este andar também acomoda o centro esportivo. O percurso termina no piso superior, que oferece uma vista de Waalhaven e acomoda as instalações educacionais de nível intermédiário de ensino e salas de conferências.
O projeto inclui um conceito estrutural simples constituído por uma estrutura de aço de apoio carregando lajes de concreto com núcleo oco. O uso de quatro linhas de apoio resultou em três zonas, com grandes vãos de cerca de 11 metros. Os mezaninos das salas foram criados simplesmente omitindo uma série de lajes de concreto. O resultado é um edifício flexível, com uma disposição que pode ser facilmente adaptada para futuras utilizações diferentes. A estrutura permanece visível em todo o edifício, com as junções de aço, treliças e cruzes de estabilização que contribuem para uma atmosfera do edifício que combina com o mundo da navegação e transporte. O projeto utiliza materiais modernos, resistentes e funcionais para criar um edifício de baixa manutenção e robustez.
No lado de Waalhaven apresenta uma parede com suporte de carga oferecendo uma vista de fora diretamente para o centro do edifício. Em cada extremidade dele, volumes azuis fechados com revestimento vertical, fornecem uma referência inconfundível ao transporte rodoviário e contêineres. A maior parte das instalações de ensino e salas de aula estão localizadas ao longo do comprimento do edifício, com um padrão regular e fachada funcional de vidro otimizada para acesso da luz do dia.